Para aqueles que tem
interesse na criação de marcas, o livro “The philosophy of Branding” de
Thom Braun dá algumas dicas entre a criação do produto em si e de ideias de
grandes filósofos do mundo.
Aposto que você nunca
tinha pensado que poderia haver uma ligação tão palpável entre elas,né?
O autor faz, de maneira
dissertativa-argumentativa algumas citações acerca da filosofia e a história da
humanidade e como esses itens podem refletir na hora da criação e, dessa
maneira, entendendo e fundamentando os ideais filosóficos-humanista para que os
projetos sejam bem executados.
Confira abaixo uma
seleção de 13 dicas retiradas do livro.
1. Nada é estável no
mundo em que sua marca existe (HERÁCLITO)
Este conceito reforça
que sua marca deve ser gerida na perspectiva de um fluxo contante, mutável e
adaptável.
2. Ponha tudo em causa
(SÓCRATES)
Não ache que tudo está
garantido e, principalmente, não aceite algo que não sinta que é verdade.
3. A dualidade da
natureza (PLATÃO)
A natureza da marca
deve estar sempre suscetível a mudanças e ao mesmo tempo manter seus ideais.
4. Para quem é a marca?
(ARISTÓTELES)
Muito óbvio,né? Essa
pergunta ajuda a direcionar o foco do produto.
5. Identifique o núcleo
da marca (DESCARTES)
Compreender o cerne da
marca e o tipo de motivação que ela ativará.
6. As propriedades da
marcas o que os consumidores pensam dela, não podem ser tratadas de formas
separadas (SPINOZA E LEIBNIZ)
A opinião do consumidor
sobre a marca está sempre relacionada com suas características, isto também é
chamado de transparência.
7. Estabeleça de forma
clara as diretrizes da marca sintonizando-as com o presente (LOCKE)
É importante alinhar o
espaço-tempo da marca, pois é uma das melhores formas de conquistar e fidelizar
clientes.
8. Não seja tão lógico
nem racional (HUME)
Tudo tem o seu limite,
não abuse demais do sentimentalismo ou do racionalismo.
9. A razão não é a
resposta (RUSSEAU)
Resgatando o item 8,
leve em consideração TAMBÉM as emoções.
10. Você não sabe tudo
sobre os consumidores (KANT)
Afinal, eles são e
sempre serão uma caixinha de surpresas. É mais fácil entender, mas nunca será
possível conhecer a fundo.
11. A mudança pode ser
acelerada (HEGEL)
Algumas mudanças
inclusive exigem isso.
12. Os valores estão no
centro da marca (NIETZSCHE)
Eles não são meros
apêndices, mas o carro chefe da criação.
13. Se dedique a vários
aspetos (WITTGENSTEIN)
Muito podemos fazer
pela marca, em diversos pontos. Ao trabalharmos os 4 Ps (produto, preço, praça
e promoção), por exemplo, temos no mínimo vários aspectos para nos atentarmos.
Fonte: Designerd
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